quarta-feira, 9 de julho de 2014

Tag da Ana!

Bora lá pra mais uma TAG. Comecei a acompanhar a "tchurma" dos Olhos De Ressaca tem pouco tempo, mas já assisti quase todos os vídeos deles. São muito divertidos. E mesmo que o gosto literário não bata, acho interessante a forma descontraída dos vídeos. Quando uma das integrantes deles fez aniversário esse ano, a Ana, eles criaram uma TAG (a TAG da Ana). E apesar da TAG ser específica do canal, porque são frases marcantes da Ana no canal deles, achei a TAG divertida e resolvi fazer eu aqui.

1) "Vou relevar a mão na tua cara": Um livro que te deu vontade de bater no autor.

"Eu Te Procuro - E O Caixa Postal Continua" da Angela Carneiro... Porque como eu já disse a prorpia autora, Caixa Postal 1989 é meu livro preferido da vida (ainda até hoje), mas essa continuação não me desce.
2) "Aleluia!": Um livro que você ficou feliz por ter acabado.

"Sangue De Tinta" da Cornelia Funke porque embora eu ame o mundo de tinta ("Morte De Tinta" me aguarde) foi um livro que eu demorei pra ler e quem leu sabe o sofrimento que é o final desse livro.
3) "Leve e gostosinha como eu": Um livro de leitura leve.

Não é exatamente leve, mas é um livro divertido. E embora reflexivo e por vezes temas pesados, a escrita da Martha Medeiros é muito leve. "Divã" dela é adorável.
4) "As brancas no banco e as nega de pé": Um livro superficial e um livro com tema profundo.

Acho que todo livro é uma parceria entre autor e leitor. Porque um excelente livro lido na má vontade pode se transformar em superficial. Procuro sempre tirar alguma coisa dos livros que leio. E um livro com temas profundos (não posso dizer alguns porque são spoiler) é "Just Listen" da Sarah Dessen.
5) "Pirulito com gosto de azeite": Um livro que você achou que era bom e acabou sendo ruim.

"Eleanor & Park" da Rainbow Rowell porque eles são um casal nerd fofinho, mas o drama acaba levando a história pra lugar nenhum.
6) "Gente, o que tem nessa borda?": Um livro que aborda tudo o que você gosta. .

"Anna E O Beijo Francês" Da Stephanie Perkins porque fala de viagens, cinema, cita Harry Potter e Star Wars e tem romance e um cadim de drama. E é uma leitura leve e divertida.
7) "Essa é a Ana depois da transformação": Um livro com capa que sofreu uma ou mais mudanças.

Acho que a o livro que mais tem capas diferentes peo mundo é Harry Potter. Escolhi "Harry Potter E A Ordem Da Fênix" da J.K. Rowling pra representar a saga.
8) "Uaaaaaaaaallllllllll brother": Um livro que te deixou de boca aberta. .

"Sociedade Secreta - Ritos Da Primavera" da Diana Peterfreund é um livro de tirar o fôlego do começo ao fim. O meu preferido da série.
9) "TOMA! TOMA! TOMA!": Um livro com vilão que você desejou que se desse mal.

"A Esperença" Da Suzanne Collins porque, né? Coin é amor... Só que não.
10) "Meu livro teria 377 páginas": Um livro no tamanho ideal, que não deveria ter nem menos nem mais páginas.

"Réquiem" da Lauren Oliver porque apesar de tudo (meus personagens preferidos sempre se lascando) eu gostei MUITO de como terminou a série e da Lauren ter aprofundando mais no mundo distópico.
11) "AAAHHH" (grito da Mara Dyer): Um livro que te deixou histérico (pra recomendar, reler, continuar a série e etc).

Um livro que eu tive vontade de reler depois que terminei de ler e de fato reli logo depois (até porque li o livro emprestado e depois comprei meu prórprio exemplar) e que teve um personagem que me marcou muito (ah Holden) foi "O Apanhador No Campo De Centeio" do J.D. Salinger.
12) "Ai a gaveta você não me mostra": Um livro que você gosta e tem vergonha de admitir.

Tenho a coleção "Primeiro Amor" quase toda e "mei" que tenho vergonha de dizer que teve uma época que eu só lia isso. Tem muito tempo que eu não leio, mas na época meu preferido era "Mais Que Um Amigo" da Elizabeth Winfrey.
13) "Gotas caem": Um livro que te fez chorar.

O primeiro livro que me fez chorar com uma história pra lá de triste: "Não Se Esqueçam Da Rosa" da Giselda Laporta.
14) "Iupiiiii": Um livro que começou mal, mas acabou bem.

"Delírio" da Lauren Oliver. Não necerssariamente porque tenha terminado bem, mas é que a leitura do livro em si é meio lenta e os últimos 7 capítulos parece que é outro livro.
15) "Ana pastora": Um livro que te passou ensinamento.

Não sei se ensinamento, mas muitas reflexões que eu tive a partiver de "Os Sofrimentos Do Jovem Werther" do Goethe.
16) "Mais um dia, mais um video": Um livro pra ler em um dia.

"Jogos Vorazes" da Suzanne Collins porque, né? Naquela aflixão de sorteio, treino, vai pra arena, morre, não morre, quando você vê, acabou o livro.
17) "Esse livro é um AHAZO": Um livro que você amou/seu livro favorito.

"Caixa Postal 1989" da Angela Carneiro ainda é meu livro preferida da vida.
18)" É só colocar 'segredo'" no título: Um título que te chamou a atenção.

Comprei "Fazendo Meu Filme" da Paula Pimenta por causa do título... rs
19) "Sua vó": Um livro que você acredita ser uma ofensa à literatura.

Não queria esculhambar nenhum livro aqui até porque sempre tento tirar alguma coisa boa dos livros que leio, mas "Hex Hall 2: A Maldição" da Rachel Hawkins foi tão duro de aguentar. Principalmente porque gosto MUITO do primeiro livro.
20) "A dica é 'dEstopia'": Um livro que você recomenda a todo mundo.

Eu sei que figurinha repetida não repete álbum (frase horrível, sorry), mas um livro que acho que todo mundo deveria ler é "Just Listen" da Sarah Dessen!

Meu beijo...

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Que o dia nasça sempre feliz!



Há alguns meses vi Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz - O Musical e até na época me ocorreu escreveu um post, mas foi passando, passando, passando... No entanto ontem ao ver a entrevista da Lucinha Araújo na Gabi falando do musical a vontade de escrever sobre ele voltou. Escrever sobre o musical e sobre Cajú. Por onde começar?

Ok, aproveitando que a própria Lucinha citou o filme, Cazuza - O Tempo Não Pára, vou começar dando minha opinião sobre o filme. Ao contrário da maioria das pessoas (que na época houve um surto de amor ao Cazuza): 1- eu já era fã do Cazuza há anos (Cazuza chegou na minha vida muito antes de Legião - acreditem) e 2- não achei a interpretação do Daniel de Oliveira essa Coca-Cola que foi dita. Obvio que ele foi bem boa parte do filme, mas deu umas escorregadas. E meus maiores problemas com o filme foram: 1- a ausente do Ney (Matogrosso) na história do Caju e 2- a necessidade de um vilão no filme e ai o papel foi destinado pro Frejat. Sendo assim, pra superar o filme não precisava de muita coisa.

Emilio Dantas encarna Cazuza como se um espírito baixasse nele. Parece que estamos de fato de frente com o Cazuza. Pra quem acha que apenas é uma comparação física, deve ver Emilio caracterizado de Cazuza e sem a caracterização. São duas pessoas completamente diferentes. Espia aqui.

A peça é baseada no livro da Lucinha, Cazuza - Só As Mães São Felizes. Alias muita coisa do musical está exatamente como no livro (e olha que faz tempo a última vez que reli esse livro), mas o texto de Lucinha está lá. E termina 3 meses depois da morte do Cazuza, quando a Lucinha resolve montar a Sociedade Viva Cazuza (eita, tem mais link aqui do que texto de fato, né?).

O único ponto fraco pra mim foi André Dias que faz o Ezequiel Neves. Sei que o Zeca não é uma pessoa muito fácil de se interpretar, mas soou como deboche a voz forçada.

A cena em que Cazuza grava pela primeira vez "Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo" com De (vivido por Saulo Secreto) e Bebel (vivivda por Yasmin Gomlevsky) é de chorar porque eles usam as exatas palavras que Cazuza fala antes de começar a cantar (quem já ouviu o audio pode comprovar). Outra atriz que merece destaque é Susana Ribeiro que interpreta a propria Lucinha. Está fantástica mostrando todas as emoções que sua personagem escreveu. Conceguiu ao meu ver superar até Marieta Severo (que era pra mim a única coisa boa do filme). E pra terminar tenho que falar de Fabiano Medeiros que interpreta Ney Matogrosso numa classe que me deixou embasbacada. Sai com vontade de ver um show do Ney.

Meu beijo...